O que é

O Apadrinhamento permite acompanhar a vida de uma criança em acolhimento institucional até seu retorno à família de origem ou a inserção em uma família substituta (adoção).

Critérios

Para ser padrinho de uma criança, um dos critérios exigidos é que os interessados sejam maiores de 18 anos e tenham 10 anos a mais do que o menor apadrinhado.

Objetivo

Permitir às crianças que estão em acolhimento institucional o contato com outros referenciais de vida, além dos profissionais da instituição. Assim, elas passam a ter vínculo afetivo também com alguém em especial, possibilitando melhora da auto-estima e garantindo-lhes o direito a convivência familiar e comunitária, em famílias que não são a de origem e que nem vão adotá-las. O Padrinho/Madrinha deve estar ciente de que esta modalidade de acolhimento familiar não tem finalidade de guarda ou adoção.

Como se inscrever

Quem quiser apadrinhar uma criança ou adolescente deve procurar o Cevam (rua Goitacazes, 71 /Conj. 1.407 – Centro), das 9h às 18h, para fazer um cadastro. É necessário levar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. http://www.cevambrasil.com.br