• Projeto ajuda a reformar e otimizar espaços de instituições filantrópicas

    Passados 13 anos da instalação do lar temporário para dez crianças em um imóvel cedido em uma ruazinha sem saída no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, nenhuma reforma foi feita. Até tentaram readequar a sala de estudos, mas, sem verba, a obra parou. Neste mês, essa história começou a mudar graças à solidariedade de uma equipe de profissionais com talento e boa vontade para fazer a diferença na vida das pessoas.

    A iniciativa chamada de Décor Solidário foi idealizada pela designer de interiores e psicóloga Fabiana Visacro e pela agência Mão Dupla Comunicação. No ano passado, o projeto mudou a realidade de 18 senhoras do Lar das Idosas Santa Tereza e Santa Terezinha. Até um terraço recreativo as moradoras ganharam, com direito a sala de TV, cozinha e espaço para fisioterapia.

    Agora, o lar TJ Criança Abriga, que recebe meninos e meninas de 3 a 6 anos retirados de casa por algum problema no ambiente familiar será a instituição beneficiada.

    “É um projeto de vida: ajudar as pessoas com o que a gente faz”, afirma Fabiana, destacando que a ideia é fazer uma edição do décor anualmente.

    Para o TJ Criança Abriga, o presente veio em boa hora. “Como dependemos de doações, é difícil sobrar dinheiro para fazer alguma coisa na casa”, afirma o vice-presidente da ONG, Itamar de Carvalho.

    Melhorias

    Até a entrega da casa, prevista para 5 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, serão várias as mudanças. Cada ambiente será criado por um dos profissionais participantes do projeto. Uma das principais alterações é uma nova sala de estudos, grande demanda na instituição.

    Outros cômodos também irão ganhar um toque especial. O quarto das meninas tem projeto dos designers Anna de Matos e Felipe Bastos. O local terá mais cores e ambientes individualizados.

    Já o engenheiro e designer Luciano Costa trará os Vingadores da Marvel para decorar o banheiro masculino, e as princesas da Disney no feminino.

    Para que o projeto seja concluído, é necessário o apoio de parceiros para doação de tintas, materiais de construção, móveis, livros e brinquedos. A lista dos itens está na página do Décor Solidário no Facebook (facebook.com/decorsolidario).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *